22 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA


"A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares - foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888."  (www.ibge.gov.br)
     No último sábado, coincidentemente dia 20 de novembro, realizamos algumas atividades relacionadas com a comemoração. 
     Dentre os trabalhos realizados pelos alunos, a turma da 4ª série, da professora Miriam, apresentou diferentes receitas brasileiras de origem afro e ofereceram degustação de Mungunzá (receita no Tudo Gostoso). Eles também realizaram uma enquete com os degustadores e concluiu-se que a grandíssima maioria não conhecia a receita que foi super aprovada!!! 
      A galera da 5ª série vendeu um jornalzinho por R$ 0,50 que foi produzido na disciplina de Língua Portuguesa com o professor Guilherme. Moda, cultura e esporte afro faziam parte das seções propostas no jornal. E, por falar em esporte, as turmas de 6ª a 8ª séries da professora Marina (Ed. Física) enriqueceram o ambiente escolar com belos cartazes sobre "O Negro e o Esporte". Um super parabéns aos trabalhos realizados!
     

3 comentários:

  1. Realmente este dia foi muito interessante.
    Tivemos a palestra com a professora Patricia, degustação com a turma e o filme.
    Tudo muito intenso.

    ResponderExcluir