MULTIFEIRA 2012


APRESENTAÇÃO

A Multifeira é um evento desenvolvido a partir da realização de um projeto interdisciplinar que envolve a participação de todas as modalidades de ensino da escola, bem como os diferentes segmentos escolares.
Tradicionalmente realizada no último sábado do mês de outubro, o evento é mais um dos momentos em que a comunidade escolar, principalmente os pais e responsáveis, pode conhecer e prestigiar as atividades desenvolvidas por seus filhos. De filtros artesanais de água até vulcões em erupção, os estudantes realizam pesquisas e organizam suas apresentações construindo suas maquetes e executando suas experiências.
Quanto ao desenvolvimento e realização do projeto, tanto no turno regular quanto no turno inverso da aula, os livros auxiliam, os Classmates enriquecem e os professores orientam as pesquisas e os trabalhos que são concluídos, apresentados pelos diferentes grupos e avaliados por uma comissão de professores e representantes do Conselho Escolar.

OBJETIVOS

  •          Reforçar a importância do trabalho interdisciplinar mesclando os diferentes componentes curriculares;
  •          Estimular a construção do conhecimento através da pesquisa, da investigação e experimentação;
  •          Provocar a tomada de consciência quanto aos diverentes valores culturais e sociais;
  •          Despertar no aluno o sentimento de cidadania, levando-o a conhecer a diversidade social existente em diferentes contextos históricos;
  •          Fazer uso da tecnologia compreendendo-a como uma ferramenta enriquecedora do trabalho pedagógico;
  •          Desfrutar dos benefícios trazidos pela tecnologia através do Programa UCA;
  •          Estimular o aluno a construir uma imagem positiva de si próprio, traduzida pela confiança em sua capacidade de escolher, produzir e apresentar o trabalho realizado, sendo reconhecido não só no final, mas ao longo do processo.

 

Avaliação

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão avaliados durante seu desenvolvimento nos diferentes componentes curriculares e também durante as apresentações no dia 26 de outubro.
 
Apresentação

No dia 26 de outubro, os grupos deverão expor seus trabalhos, para a comunidade escolar e para uma comissão avaliadora constituída por professores da Educação de Jovens e Adultos e representantes do Conselho Escolar.
A comissão avaliadora será dividida em 3 grandes grupos (modalidades): anos Iniciais (5 turmas), 6º e 7º anos (5 turmas) e 7ª e 8ª séries (3 turmas). Cada grupo é constituído por 3 professores e um representante do Conselho Escolar. Cada avaliador receberá uma tabela de avaliação e percorrerá as estandes referentes as turmas para registrar sua avaliação, permanecendo no máximo 10 minutos com cada grupo. Ao final, a equipe será reunida para somarem-se os pontos. O anúncio dos resultados acontecerá no dia 29 de outubro, evidenciando-se os trabalhos destaques em cada uma das modalidade.
Os trabalhos da Educação de Jovens e Adultos são avaliados por um comissão representadas por professores do ensino regular e membros do Conselho Escolar, sendo avaliados da mesma forma.

Para avaliação das apresentações, sugere-se os seguintes critérios:
  • Criatividade e originalidade.
  • Consistência da pesquisa.
  • Domínio do conteúdo e interdisciplinariedade nas relações estabelecidas entre os diferentes componentes curriculares. 
  • Consideração das atitudes durante as exosições

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se a partir da realização deste projeto um efetivo trabalho interdisciplinar em que todos os componentes curriculares estejam presentes, não só com cada um fazendo a sua parte, mas com um dependendo do outro para que as relações sejam estabelecidas.
A construção do conhecimento através da pesquisa, da investigação e das produções elaboradas sobre os diferentes países pode provocar uma tomada de consciência quanto aos diferentes valores culturais, despertando no aluno o sentimento de cidadania e levando-o a conhecer a diversidade cultural existente no mundo. Portanto, também espera-se que nosso aluno seja capaz de respeitar as diferenças de cada um.
Através do Programa UCA, o uso da tecnologia é compreendido como uma ferramenta enriquecedora do trabalho pedagógico e facilitadora nos processos de pesquisa mediante os benefícios trazidos pelas tecnologias. Assim, outro resultado esperado consiste na apropriação tecnológica e manuseio de seus recursos, tanto dos alunos, quanto dos professores e funcionários.
Por fim, espera-se que, a partir do envolvimento e da integração possibilitados durante a execução deste projeto, nossa escola construa juntamente com sua comunidade escolar um ambiente prazeiroso de estudo e construção do conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário